É prata pura?

PrataPura.com oferece apenas barras e moedas oriundas de fornecedores de grande reputação nos EUA e Europa. Todas as nossas peças são garantidas contra falsificações. Até onde sabemos, no Brasil não há nenhum refinador de prata com certificação ISO 9001:2015, capaz de garantir a pureza da prata reciclada. Assim, se você quiser garantia prata pura, ela tem que ser importada.

Como saber se sua prata é pura?

Existem vários testes físicos e químicos para testar as peças de prata. Dentre os mais conhecidos e fáceis de realizar, destacamos estes:

1. Teste com ácido nítrico (50%): CUIDADO, material muito corrosivo!

Numa zona pouco visível do objeto, por exemplo, na parte inferior faz-se um risco forte com a ponta de uma faca, mas antes, deve limpar a área muito bem com um pano e sabão neutro. Com ácido Nítrico, que pode adquirir numa loja de produtos químicos, coloca-se algumas gotas sobre o risco que fez (atenção, esta operação tem de ser efetuada com luvas e num local bem ventilado). Se o ácido ao entrar em contato com a peça e ficar verde, efervescente, o objeto não é de prata. Se por acaso o ácido se tornar numa pasta cinza escura, é provável que tenha uma peça com mais de 90 % de prata. Se o ácido ficar com uma tonalidade de cinza claro, é porque tem uma peça de prata pura. No final, é só limpar a área com um pano e sabão neutro.

2. Condutividade térmica:

A Prata é usada na indústria por sua alta condutividade. Coloque a peça de prata sobre uma pedra de gelo. Se for prata, você verá a pedra derreter muito mais rapidamente.

3. Reação com Enxofre:

A prata forma um composto negro quando reage com enxofre (Sulfeto de Prata), por isso fica escura ao contato com o ar.  Esfregue uma cabeça de fósforo na peça, e depois acenda o resíduo com outro fósforo. O enxofre presente na mistura deixará uma marca negra na peça. Não marcará níquel, aço, cromo ou qualquer outro metal brilhante.

4. Teste da densidade:

Pese a peça em uma balança com ao menos duas casas decimais, e calcule o volume da peça (para barras: altura x largura x espessura; para moedas: Pi x Raio ao quadrado x Espessura), e em seguida sua densidade ( peso/volume ). A densidade da prata é: 10,49 g/cm3.

5. Teste com imã

Assim como o ouro, a prata não é um metal magnético. Se suas barras ou moedas de prata forem puras, elas não deverão atrair ímãs. Para realizar este teste em casa você precisará de um ímã forte – ímãs de geladeira não vão funcionar aqui. Geralmente você pode encontrar ímãs poderosos (como ímãs de neodímio) em lojas de ferragens. Se as peças forem puxadas para o ímã, poderão ser itens apenas folheados a prata com outros metais por baixo. Deve-se notar que existem outras ligas metálicas não magnéticas que podem parecer prata, portanto este teste nem sempre será uma prova 100% infalível de prata autêntica. É melhor realizar o teste magnético junto com outros testes para ter certeza.

6. Teste do odor

Esta é uma maneira fácil de testar a prata genuína: cheire-a. A prata pura e autêntica deve ser inodora ou conter um odor muito leve. Outras ligas metálicas, no entanto, geralmente têm um cheiro “metálico” reconhecível, semelhante a quando você toca uma barra de ferro ou moedas comuns. Se você sentir cheiro de algo metálico, suas barras de prata podem ser falsas ou apenas folheadas a prata.

Observação: cuidado com as descrições de ‘tipos’ de prata, como “nickel silver”, “Mexican Silver”, “German Silver,” “Indian Silver,” “Montana Silver,” etc, estas peças não contém nada de prata, sendo apenas algum outro metal ou liga com aparência prateada brilhante. As indicações ‘100 Mills’, ‘layred’ ou ‘clad’ revelam que são barras de algum metal comum apenas banhadas com uma fina camada de Prata. Cuidado com as falsificações!

Como evitar prata falsa

Como a prata é tão valiosa e procurada, é provável que os golpistas continuem a produzir falsificações e falsificações. A melhor maneira de evitar cair em seus golpes é saber o que procurar. Se você deseja investir em barras ou moedas de prata, veja como evitar comprar falsificações:

Compre de revendedores confiáveis: procure revendedores legítimos com reputação confiável.

Evite sites de leilão: você pode encontrar moedas ou barras de prata à venda por um ótimo preço em sites como eBay ou Marketplaces, mas evite-os a todo custo. É aqui que os golpistas vão para vender suas falsificações, sejam elas moedas falsas da China no atacado ou barras falsificadas de aparente alta qualidade.

Cuidado com um preço barato: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Todos nós gostamos de comprar descontos, mas a realidade é que as moedas e barras de prata física tem um custo de fabricação, importação e impostos agregados, e não são vendidas por um valor semelhante ao preço à vista (Spot) da prata no mercado de derivativos.

Dica: como limpar sua peça de prata com baixo custo:

O escurecimento da prata nada mais é que Ag2S, chamado Sulfeto de prata. Algumas pessoas secretam mais enxofre (S) no suor, e por isso a prata acaba escurecendo mais rapidamente com elas. Este é um processo eletrolítico reversível, ou seja: se você associar algum componente químico de maior potencial elétrico, removerá o enxofre da prata e ficará com sua prata brilhando de novo. E, para isso, podemos usar o alumínio, que você tem em casa.

Procedimento:

– Pegue uma panela de alumínio e um pouco de papel laminado, conhecido também como papel alumínio.
– Lave a peça ou objeto a ser limpo, com água e sabão.
– Envolva o objeto em papel alumínio, de modo que ele fique embrulhado, mas ainda possa ser molhado se mergulhado em água (faça um embrulho frouxo) – isso aumenta a área de contato da prata com o alumínio.
– Coloque um pouco de detergente dentro da panela de alumínio, encha de água e acenda o fogo.
– Coloque o enbrulho da sua peça de prata na panela.
– Deixe ferver por meia-hora.
– Retire o embrulho do fogo.
– Lave com sabão e uma escovinha. Se ainda não estiver do seu gosto, repita o processo.

Não toque suas peças de prata com as mãos. Se precisar, use luvas, ou sempre um pano macio,  ou mesmo papel toalha para manuseá-las.